ego ludo

Eu tenho o costume de comprar alguns livros de que ouvi falar pouco. Esses geralmente são de não ficção (termo que nesse site pessoal não quer dizer necessariamente autoajuda). Não arrisco muito com literatura.

O último dessa série foi “O andar do bêbado“, (Zahar, 2009), do físico pop americano Leonard Mlodinow.

Nesse livro, ele fala a respeito da aleatoridade, que faz parte de toda parte da nossa vida. Não damos, contudo, valor a ela. Ou preferimos acreditar em coisas místicas, como horóscopo, destino ou matemática.

Daí que fiquei pensando nisso por muito tempo. Percebendo essa aleatoridade em todas as conquistas e derrotas e enganos e decisões e recusas e acordos.

A vida é muito mais interessante assim.

Aleatoriamente, por puro acaso, eu li errado um edital de estágio em 2004. Dizia 3º ano de letras, li 3º período. Marquei a entrevista, passei no teste e desde 2004 trabalhando em editoras.

Por acaso, peguei em 2000 um folheto sobre vestibulares e achei letras interessante. Poderia ser uma engenheira ou quem sabe arquiteta ou advogada ou cientista social. Ou morar em Milão. Ou cuidar de crianças chinesas.

Foi por acaso que eu nasci em 1984. Minha mãe estava decidida a não ter mais filhos, mas trocou a pílula e, tcharan!, cá estou.

Foi por acaso que todos os júris de prêmios literários e a Veja! gostaram do Filho eterno.

Foi por acaso que derrubaram água gaseificada na coca-cola, não foi?

Foi por acaso que das outras milhões de possibilidades de combinação genética foi essa sua que conseguiu a primeira grande vitória de sua protovida.

Estamos sobre um tabuleiro de ludo, jogando os próprios dados e decidindo que trilha andar.

Pense nisso amanhã no jantarzinho do Spaghetto.

4 thoughts on “ego ludo

Deixe uma Resposta

