por onde eu vejo

Simultaneamente ao Georges Perec, Salman Rushdie e João Cabral, fiz a leitura de Pyongyang, graphic novel de Guy Delisle, em que conta suas peripécias pela belíssima capital norte-coreana.

Eric Lafforgue

M. Delisle se especializou em contar em quadrinhos suas crônicas de viagem em lugares não menos atrativos que a Coreia, como a China ou Birmânia. É muito legal ter informações sobre o cotidiano, até  sobre os mais terríveis. Sou uma voyeuse confessa. Me distraio mesmo na mais excitante discussão. E posso ouvir mais de uma voz de cada vez.

Queria saber desenhar e preencher um moleskine com essas impressões. Talvez, eu escreva.

O que M. Delisle deixa claro é o objetivo de suas viagens. Não se trata de um errante pago por alguma editora, ou um pesquisador antropólogo que deseja mergulhar no mundo. É um desenhista animador competente, contratado por uma grande emissora francesa para ensinar os trabalhadores baratos do oriente a fazer algum milagre com PCs carregados de programas piratas.

Senti falta de mais reflexão a respeito disso. Ou talvez da autoconsciência de sua situação confortável de um estrangeiro bem quisto naquele país de merda olhando com olhos ocidentais a tragédia violenta daquelas pessoas.

A verdade é que disso não escapamos. A gente não vê o mundo, mas uma espécie de produto resultante do impacto de nós mesmos sobre ele.

Em todo caso, as tragédias aparecem mais escancaradas nas sutilezas.

********

Polêmica 1: para mim, a seleção norte-coreana sabia que o jogo contra Portugal seria transmitido ao vivo no país e deixou-se levar pela goleada. Eles até amam o Cristiano Ronaldo! Veja o vídeo.

Polêmica 2: me comovo com a chucrice passional almodovariana do Maradona. Dale, Argentina!

Anúncios

5 thoughts on “por onde eu vejo

  1. Porque brasileiro odeia argentino????
    Pelo mesmo motivo que os moradores do batel escondem a bolsa quando passa um menino com a camisa do Clube Atlético Paranaense?
    Ou porque os porteños leem 10 livros por ano enquanto nós, galera do samba da alegria e simpatia não lemos nem um livro inteiro por ano???

  2. Uma coisa que me incomoda no trabalho de Delisle é que ele automaticamente coloca o modo de vida do outro como um erro absurdo. Me parece que para Delisle, seu ponto de visa francês (ou canadense, agora não lembro de onde o cara veio)é a medida de todas as coisas. Tudo que está fora do jeito Delisle de ser é mostrado como algo triste, principalmente nesse Pyongyang. Lendo vemos que a Coréia do Norte é um inferno e todos os que lá vivem são escravos oprimidos. Não concordo com o regime político da Coréia do Norte, nem acho que as condições de vida do povo lá são aquelas coisas, mas senti falta de mostrar uma face alegre do povo que fosse. Enfim, com você mesma disse, Delisle não é antropólogo ou acadêmico e pode se dar a esse luxo de descrever um povo dessa maneira tão “sincera e espontânea”.
    Ouvi dizer que a transmissão do jogo contra Portugal foi cortada no meio lá na Coreia do Norte. Espero que nenhum jogador da seleção seja executado…
    Maradona é legal, mas eu sou mais o Dunga. Depois que ele bateu a porta na cara da Fátima Bernardes e xingou o Escobar de cagão, ele subiu muito no meu conceito. Pode não ter classe nenhuma, mas tem colhões. Se tivesse feito medicina, podia trabalhar com o House.

  3. dunga é legal. espero que a lingua portuguesa adote a DUNGUISSE para representar alguém grosseiro. estou com oc ara, odeio a CBF mas o Dunga merece vencer esse mundial e largar o futebol, ir plantar erva mate no rio grande e rir pra sempre desses bestas que ditam modas e ondas no país. Maradona & Dunga dariam uma dupla e tanto. Pelé é Deus. Edson Arantes um bosta. Acusam Maradona de ter usado drogas, mas posto qeu não usou nenhuma droga tão pesada quanto Pelé usou, a Xuxa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s