das coisas de memória

paris avant london

Voltando da Victoria Station, no dia em que me encontrei com a minha linda amiga Aretha, sentei em frente de uma das melhores fotos que tiraria na vida. Uma senhora de uns quarenta, cabelos vermelhos arrumados em um coque despretensioso, unhas pretas nos pés, camiseta listrada de branco e azul ao lado de um menino mais novo, de uns vinte e poucos, com topete, jaqueta de couro e óculos vintage. Lado a lado sobre o fundo de tijolinhos típicos de Londres e os fios elétricos do overground. A senhora segurava seu cachorro, um pug branco cuja roupa tinha mesmas cores e espessura das listras da sua blusa.

Não tinha câmera, nem habilidade muito menos coragem de tirar a tal foto.

E era vida real com figurino aquilo tudo. Num instante um cartão postal ali diante de mim, natural como a vida, mas absolutamente plástico, como a imagem que esses dois, tão sincronizados, formavam naquele trem.

Nossas viagens são absolutamente visuais. Há uma experiência sonora, linguistica, mas as imagens são o que guardamos nos álbuns, que mostraremos para os amigos, lembrando de cada história.

A fotografia pessoal serve como uma espécie de cartão de memória. Por isso essa vontade de registrar tudo, de comer cada pedaço dos prédios antigos, os quadros dos museus e até as múmias, misturar isso tudo com o resto da vida pregressa e mudar a maneira como olharemos.

2 thoughts on “das coisas de memória

  1. Bati umas 1000 fotos da minha viagem pra Patagonia e nunca mais olhei pra elas…

    Agora, se for escolher entre a câmera, a habilidade e a coragem, escolha a câmera. O resto a gente resolve.

    E parafraseando Raul Seixas:

    “Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês
    Aventura como essa eu nunca experimentei!
    O que eu queria mesmo era ir com vocês
    Mas já que eu não posso:
    Boa viagem, até outra vez!”

    😉

Deixe uma Resposta

