vista

sophie calle

Relembrando, recontando. Uma viagem como essa, mesmo que curta, sem grandes emoções ou aventuras, muda nossa maneira de ver.

E relembrando e recontando os lugares por onde passei me veio que houve nessa viagem dois tipos distintos de experiência visual. Houve o que vi com o corpo inteiro, com as narinas, com a pele. O calor do subterrâneo, o trem que parou por uns instantes, o cheiro das Starbucks, o cheiro das lojas de comida indiana. O sol superclaro refletido nos prédios brancos de Paris, a impressionante sensação de dentro de Notre Dame, a reconfortante lembrança de um século que nem vivi quando entrei na Shakespeare and Co. Eu sabia o que era ser daquele lugar.

Nenhuma foto retrataria aquilo.

Houve também as muitas fotos que eu não pude tirar. Por falta de técnica, por falta de uma câmera escondida, por falta de coragem, como já disse. E que espero numa mais esquecer.

Mas de tudo, fica essa sensação positiva de que aprendi a olhar mais, mesmo enxergando pouco.

Acho que é por uma postura natural minha diante do mundo que comecei a me interessar por fotografia. Na verdade, esse interesse começa ainda, uma possibilidade. A mesma postura que me fez ler mais do que brincar na rua. Uma postura covarde.

Não que seja uma regra. Foi assim comigo. Sou uma covarde mesmo, assumo. Queria ser a mulher invisível ou me transformar em poça d’água de vez em quando. Gosto do silêncio e de ficar sozinha, apesar de conviver com um monte de gente incrível. Gosto de ouvir mais do que falar, principalmente as conversas dos desconhecidos.

E isso deixa tudo em harmonia. Porque querer ficar em silêncio é diferente de querer que o mundo todo se cale. Ao contrário, quero ficar quieta para ouvir melhor o ruído do café, as conversas cortadas pelo barulho alto da máquina de espresso. Meu lado solitário é bem feliz e fica melhor no meio da multidão. Por isso gosto tanto de cidade grande.

Fotografar é apropriar-se da coisa fotografada. Significa pôr a si mesmo em determinada relação com o mundo.

(S. Sontag. Sobre fotografia)

One thought on “vista

Deixe uma Resposta

