entrelugar

Até os 10 anos, a viagem mais longa que tinha feito era de Curitiba a Ponta Grossa, onde moravam meus avós. Uma viagem de 1h50, o suficiente para me cansar. Levava biscoitos e coca-cola e uma série de outros suprimentos de sobrevivência para aquele grande deslocamento. Ainda era possível abrir as janelas do ônibus e sentir um vento que me ensurdecia, aquele vento de cem quilômetros por hora todo no meu rosto, um vento sem cheiro, úmido e forte que me afogava. Eu ficava sozinha num espaço aéreo exclusivo. Mesmo que todos os passageiros dos cantos abrissem também suas janelas, estaríamos cada um em sua própria bolha, numa cápsula frágil e inconsistente.
A sucessão de araucárias e campos de soja, a serra que subíamos e todos os penhascos que dividiam os planaltos. Uma monotonia quebrada por aquelas casinhas completamente isoladas do resto da cidade. Me espantava que havia luz elétrica ali. Quem moraria na beira da estrada tão longe de tudo desse jeito? Não aguentaria ter de paisagem apenas as plantações, de movimento apenas o dos motoristas de passagem, os caminhões carregados, os ônibus lotados daquela gente mole, os carros abarrotados de crianças, travesseiros e bolsas térmicas. Entrelugar. Não conseguia vê-las completamente, passávamos velozes por frente daquelas casinhas. Todos passávamos, ao mesmo tempo. Indo para o mesmo ponto, percorrendo a mesma reta. Mas cada um, de sua janela, apreendia sua noite particular. Observar é solitário. E eu nunca senti medo de estar sozinha.

4 thoughts on “entrelugar

  1. as tua viagens são lindas, mostra e prova que ninguém precisa de droga para viajar, ai vem esses maconheiros filhos da puta querendo provar que todo mundo tem que usar e e que tem que ser liberada e tal…se liberar uma porra dessa para um povo ignorante desses, logo seremos um caos pós guerra, van você é escritora mais legal que ja vi.

Deixe uma Resposta

