o problema do hobby

Tem algumas palavras que simplesmente detesto. Hobby, por exemplo.

Fiz um curso básico de fotografia, mas não por hobby. Faço francês, uma pós em história da arte, leio, vou ao cinema toda semana, passo horas assistindo seriados. Escrevo. Mas nada disso é hobby. Beber com os amigos, sentar na grama num dia de sol em julho, ouvir o disco do Radiohead inteiro sem fazer nada além de ouvir não é hobby. Nem a visita desportiva a sites de adolescentes exibicionistas, nem a leitura da Contigo na sala de espera, nem o papo furadíssimo com a manicure, nem as piadas bobas com aquele amigo.  Tudo é a minha vida, é importante e nada disso faço apenas para passar o tempo.

Hobby me leva a salas com grandes mesas, pessoas recortando papéis, usando cola quente ou aprendendo a mexer com argila ou a campos de golfe, ao jóquei, só pela ansiedade de não saber com que ocupar as mãos  nos intervalos entre os turnos de trabalho.

Na casa onde cresci, era a televisão que preenchia o silêncio ameaçador. O barulho de jingles, gritos nos anúncios, a trilha sonora, atores ruins com textos péssimos, o volume alto para que se ouça lá da cozinha. O sol de domingo atravessando o céu enquando Silvio Santos ganhava o dia. Às vezes, meu pai lixava umas telas fajutas, e repintava qualquer paisagem ou formas abstratas . E eu sempre soube que aquilo, produzido no silêncio e rodeado com o cheiro forte da tinta e do cigarro barato, não era um hobby, era o oposto da claustrofóbica paralisia da sala de estar.

É, eu sei, uma idiossincrasia boba. Mas se eu não me importasse com o modo como denomino as coisas para mim, eu faria outra coisa, não escrever. Existe uma força genética nas palavras.

A tentativa será sempre fazer de tudo partes importantes. E estar presente para entendê-las. Em cada segundo do dia.

 

2 thoughts on “o problema do hobby

Deixe uma Resposta

