o que aprendi com sophie

a ter coragem. de falar daquilo que conheço mesmo que eu me veja ali, ampliada diante dos olhares dos outros. a usar as histórias que chegaram fortuitamente a mim, mesmo que os personagens se reconheçam nas minhas versões dos fatos, apesar da crueldade daquilo que não teve disfarce.

o mais difícil mesmo é fazer disso um passo poético. é contar a verdade das pequenas coisas, disfarçar-se andando tranquilo por entre todos. não fazer disso uma performance tola. nem um reality show. não sei se vou conseguir mas tenho tentado, apesar de.

2 thoughts on “o que aprendi com sophie

  1. “o mais difícil mesmo é fazer disso um passo poético.”

    Gostei dessa, “passo poético”. Alguém grande – acho que foi o Bosi, ou pelo menos li num texto dele – comparou o movimento poético a algo iluminado por um relâmpago. Entendi assim teu passo poético: percepção daquilo que é iluminado pelo relâmpago, numa questão de piscar.

    Teus passos poéticos estão aí, em todos os teus textos – vide a série “écfrases” (só alguém que trabalhou com dicionários pra ressuscitar esse termo, haha!). Aliás, genial a ideia de prescindir da imagem pra descrevê-la. É meio que isso mesmo que eu acho da poesia (uso aqui no sentido de “literatura”, “literário”): é a partir das coisas que se faz a poesia. O resultado não é aquela coisa tal qual ela é no mundo, mas é um mundo criado, outra realidade. Prescindir da imagem é uma forma de provocar duas coisas, recriar a imagem que você viu, a imagem “real”, e compará-la à imagem poética – tarefa prazerosamente impossível. É jogar na cara a relação criação poética e realidade.
    Foda.

    Mas, enfim, falei de outros posts neste aqui, haha!
    Tudo pra dizer que você já aprendeu a caminhar (a perceber e criar) poeticamente (é só ver qualquer texto teu aqui, como o anterior a este).
    Passo dado, agora é só continuar fazendo poesia.

Deixe uma Resposta

