uma casa

De que é feita uma casa? Nossa ideia de casa?

Reconhecemos as poeiras esquecidas sobre o armário do quarto, tem nosso cheiro o mofo do rejunte dos azulejos. É feito da sobreposição e esvaecimento dos muitos aromas acumulados pelos muitos anos de jantares e cafés da manhã o particularíssimo cheiro de casa, da nossa casa, que é mais forte na cozinha, mas que se espalha até por sob a cama, nas fibras das cortinas que há tempos descoloriram de sol, do mesmo sol que vem todos os dias, às vezes pálido e úmido, mas insiste, que também tristemente desbota as lombadas dos livros e resseca as reproduções de telas famosas, ressecam a cola do durex que prega os pôsteres nas paredes.

Os farelos de pão nos entremeios do sofá, já moldado pelo peso dos corpos que lhe frequentam, as teclas do controle remoto já sem legendas, as almofadas que deixam escapar suas vísceras de tão batidas.

Pequenos riscos nas paredes perto da cama, os esmaltes escuros que preferia tinham esse inconveniente de manchar os arredores (ainda abro alguns livros e descubro a cor de vermelho que usei na temporada que estive ali, entre aquelas páginas).

O volume como o barulho grave do trânsito invade a janela, ou os pássaros que acordam cedo quando não chove. O som das ferragens da janela tremendo com o vento e a exata intensidade da luz que transborda por debaixo da porta da rua.

E deve ter ainda, nos pequenos espaços entre os átomos, velhos átomos de nós mesmos, orbitando em conjunto. E tudo isso é confortável e seguro, porque permanece.

No fim, uma casa é feita de tempo.

Anúncios

6 thoughts on “uma casa

  1. gostei da delicadeza. o que me incomoda no lirismo é que às vezes as pessoas o praticam no vazio. o teu poema(?) não, parte das imagens bem nítidas. botei fé.

  2. Van – belíssimo texto.. parabéns.. vc sempre soube, como ninguém, descrever em lindas palavras coisas, acontecimentos, que para os mais desatentos, passam despercebidamente porque são simples demais. E você as torna tão carinhosamente cativas.. parabéns..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s