cotidiano

1. Da presença

A gente mora agora numa cidade que não tem a facilidade de uma coleta seletiva de lixo, i. e., nada da vantagem de apenas colocar na frente de casa as sacolas com os lixos  recicláveis, devidamente separados, nos dias da semana adequados. No caso de São Paulo há duas alternativas: não se importar, e colocar as sacolas de plástico cheias de outros plásticos e papel e etc. no lixo qualquer e seguir a vida. Fecho atrás de mim a porta corta-fogo que esconde as escadas e a lata de lixo e pronto, não é mais um problema aparente, não é mais um problema meu, sigo a vida com a cozinha mais bonita, sem as embalagens de suco, ovos e os papéis amassados de outrora.

Mas há aquela abordagem mais bem vista, a ecológica, a responsável, que demanda andar algumas quadras até as lixeiras adequadas do bairro (no meu caso, de um supermercado), com seu próprio lixo a tiracolo. E isto, não esconder diariamente sua sujeira, mas ao contrário, expô-la por algumas quadras até as latas coloridas, é uma experiência de mudança, ah se é.

2. Da ausência

Nos intervalos do surto do trabalho sempre tem um vazio, que obviamente não é uma saudade das laudas a serem cumpridas, mas um vazio de outra ordem. Agora tenho a tarde, os livros, o caderno e até um lápis com ponta mas um buraco estranho na garganta. E percebo que é o mesmo tipo de vazio que sentia quando, criança, acabava a luz lá em casa e sem a hipnose da tevê éramos obrigados a nos encarar nos olhos.

Se desligo o barulho atormentante da televisão, entro instantâneo na casa que construí para mim.

Anúncios

One thought on “cotidiano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s