noturno e cinza

_MG_3404

Sentada na sala vazia do meu apartamento recém-alugado, enquanto esperava o caminhão da mudança chegar com minhas coisas, com meus livros, eu terminava a leitura de Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, e justapunha às tantas vozes justapostas desse romance as minhas expectativas a respeito desta cidade que só conhecia mesmo pela literatura. Talvez tenha sido a melhor experiência de leitura que tive: naquele ambiente ainda com o cheiro impessoal da tinta branca com que apagaram as marcas da vida anterior dessa casa, eu continuava a construir uma São Paulo literária, mas dessa vez sob a luz real de seu dia cinza. O barulho ininterrupto lá de fora se somava aos barulhos que eu construía a partir das palavras do Ruffato, que por sua vez se misturavam às minhas próprias inquietações de curiosidade e um pouco de medo.

Isso há três anos.

Durante esse tempo tive uma certa relação amor-ódio com São Paulo. A falta de silêncio, os espaços apertados, uma multidão apressada a qualquer hora. Os trabalhos demoraram a aparecer, eu tinha ainda bastante dificuldade em encontrar novos amigos, ficava sozinha, ociosa, ansiosa e triste. Mas ao mesmo tempo não queria voltar. Minha única chance seria conquistar essa cidade. Ao modo antigo, escrevendo-lhe uns poemas.

Neste ano fiz 30.

E foi neste ano que senti que tinha já passado de fase. Fiz muitas coisas incríveis nessa cidade grande. Conheci um monte de gente legal. Tenho trabalhado com tudo que amo. Estou feliz aqui.

Foi neste ano que escolhi mostrar a vocês o resultado desse processo um tanto torto de formação.  Noturno e cinza é meu primeiro livro, um livro de poemas, com esse ciclo cantigas-para-não-doer-em-são paulo. Lançaremos dia 12/12, na Livraria Arte e Letra, em Curitiba.

 

 

Deixe uma Resposta

