nove questões ligeiras sobre eu e o MAI

(ou sobre minha experiência com o Método Marina Abramovic)

1. Estou disposta a participar inteiramente.

2. Mas demoro para deixar de me importar completamente com as outras pessoas ao meu redor.

3. Tudo melhora com os poderosos fones antirruído. Tudo melhora com o silêncio.

4. Movimento #1: deitada. Concentrada penso na morte, nas minhas vontades de fazer arte e da vida presa ao trabalho (hoje li o artigo do Bataille sobre potlatch e tudo se misturou em mim). Vejo a janela perto do telhado, o céu é branco, é um céu familiar.

5. O silêncio dos fones, minha respiração. Lembro de coisas difíceis mas não tenho para onde fugir. Choro um pouquinho.

6. Movimento #2: em pé. Desconforto. Sempre sinto dores nas costas quando estou em pé e parada. Tentei me concentrar e quando consegui finalmente esquecer da dor na coluna comecei a ter ideias. Minha incapacidade e meu fascínio pela violência.

7. Movimento #3: sentada. Alívio de sair da posição anterior, mas demoro para relaxar. Presto muita atenção aos que me rodeiam até conseguir me concentrar de novo. A parede branca. Quando consigo relaxar, voltam as ideias, espontaneamente. É a primeira vez (e isso foi realmente impressionante), é a primeira vez que eu não julgo (subestimo) minhas ideias.

8. Movimento #4: andando. Muito lentamente, é um tipo de meditação. Tentei não pensar em nada, mas prestava muita atenção no meu corpo. As pernas fracas que tinham dificuldade no equilíbrio, um tipo de eletricidade/formigamento que escapava pelas minhas mãos suadas, tremia um pouco. Mas ouvi o outro grupo que começava e entendi que estava acabando. Me senti grata pela experiência.

9. A violência quando se tira os fones (o mundo entra todo de uma vez, a transição é abrupta). Pensei em nascimento, na violência de rasgar o corpo do outro, na violência de um corpo de outro expelindo um corpo inteiramente inexperiente neste mundo. Um louco gritou na livraria. Recebi nove e-mails sobre trabalho.

Deixe uma Resposta

