fim

sean scully, 2014

Há dez anos ou mais eu quebrei o o maxilar e cinco dentes depois de bater violentamente meu rosto contra o painel de um carro que bateu em um poste. Eu andei de ambulância, achei que tinha quebrado a coluna, ouvi o silêncio de quem se acumulou ao redor do carro, minha amiga saiu pela janela, todo mundo foi embora, o taxista achou que eu tinha morrido e quem ligou para minha mãe foi alguma pessoa encarregada de dar notícias ruins para a família dos pacientes daquele hospital público mas eu não pude sofrer muito porque i) tinha que ler a odisseia para fazer a prova substitutiva ii) foi outra pessoa que andou com olhar perdido nos corredores da faculdade iii) eu precisava arrumar um trabalho iv) e a culpa era minha.

Eu não quebrei a coluna nem o braço, sequer fiquei com uma cicatriz no rosto e então era como se nada tivesse acontecido: a mutilação, esta pequena perda de corpo, não foi nada.

Há mais de dez anos eu aprendi que se a gente segurar a respiração nenhum músculo se mexe e então ninguém sabe que está doendo.

Não sofri minha quase morte, não comemorei minha formatura, não casei, não tive grandes términos, nenhum rito de passagem e tenho sentido desde 1984 o tempo se esvair em outro tempo e se misturar com o próximo tempo sem medalhas nem diplomas, um tempo se misturando a outro tempo como se não fosse mesmo sempre o mesmo tempo, como se não fosse sempre o mesmo azul.

E quando eu saí do consultório naquela tarde (22/05), com tudo finalmente acabado, a única coisa que eu queria era voltar para casa e estava muito cansada para sorrir.

(tenho um livro pra terminar)

Deixe uma Resposta

